quinta-feira, 23 de abril de 2015

Será que a novela é o problema?

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23


Tenho visto muitos vídeos, artigos e comentários a respeito da novela da globo, que me parece chama-se Babilônia. As pessoas revoltadas com certas cenas e certos conceitos passados lá.

Agora eu pergunto, será que um beijo gay é pior do que o adultério, roubo, vingança, traição, etc que é passado nas novelas e na mídia em geral diariamente? Será que precisamos, como crentes, ficar falando para os crentes ou não crentes "Não assista/leia 50 tons de cinza!", "Não assista a Rede Globo!", "Não veja a novela!"?

A gente fura a fila do mercado, desconta o salário do dia da funcionária porque ela chegou 5 minutos atrasada, leva para casa materiais do trabalho, fala mal do outro, mas Deus te perdoe se você assistir a nova novela da Globo! Isso sim é pecado, e pecado até de morte!

No estado onde moro aqui nos Estados Unidos é legalizado o consumo recreativo da maconha. Então como é legal, muitos estão aderindo ao uso, pois como não é ilegal, pode ser feito. Mas Deus que perdoe o irmão que estiver namorando com um não crente, isso sim é pecado e pecado até de morte!


Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Mateus 7:2

Somos muito rápidos para não só julgarmos o próximo, mas a condená-lo também. É fácil falar do defeito dos outros e olhar para nós mesmos com um óculos cor de rosa, como a Joyce Meyer gosta de dizer.

Não adianta ficarmos pregando uma lista de regras de sim e não para as pessoas, ainda mais coisas que não praticamos nós mesmos. Precisamos analisar nossa vida todos os dias, colocá-la na presença de Deus. Ver o que precisamos mudar, melhorar, o que precisamos parar de fazer ou diminuir, o que precisamos aumentar.

Quando passamos a deixar que o Espírito Santo lidere a nossa vida, como vimos no vídeo sobre o Testemunho Interior, nossa consciência permanece em cheque e temos Ele sempre para nos lembrar, e nos mostrar o caminho. A escolha sempre será nossa.

Então ao invés de sairmos por aí pregando o que as pessoas não devem fazer, porque não sair por aí ensinando as pessoas a como caminharem diariamente com Deus, como ‘descauterizarem’ suas consciências e terem uma vida verdadeira com Deus. Uma vida que vai afetar as pessoas ao seu redor, não pelo que você fala, mas pelo que você escolhe viver?!

Eu passei alguns anos da minha vida assistindo muito televisão. E olha que nem era vendo a novela da globo, mas vendo seriados variados e outros programas. O problema disso é que eu estava passando mais tempo me alimentando do que a televisão tem para oferecer (sendo o programa bom ou não, ainda tem os comerciais!) do que o que Deus tem para oferecer. Então meus conceitos e princípios passaram a ser moldados por aquilo.

E com isso minha consciência ia se cauterizando. Os programas, livros, musicas e revistas mostram muitos pecados de uma forma leve e tão bonitinha que, poxa, isso nem deve ser pecado né? Afinal aquela atriz fofíssima faz!

Sutilmente esses conceitos vão moldando nossa forma de pensar, e consequentemente nossa forma de agir.

Um amigo te trata mal e você sai falando para todo mundo o que ele te fez, para que ninguém mais seja amigo dele. Uma pessoa vem e fala mal da tua amiga para você, e você corre e conta para ela. Afinal ela precisa estar ciente do que fulano está falando dela. Mas você já parou para pensar que além de estar estendendo o assunto, você estará machucando sua amiga retransmitindo as palavras que aquela pessoa disse sobre ela?

Depois que eu me separei por diversos meses em oração e parei realmente de ver todos os seriados da TV e tudo mais. Foi como se minha consciência estivesse se ‘descauterizando’. As coisas que já estava aceitando como normal, passaram a me incomodar bastante.

E quanto menos eu assistia certos programas, menos tinha vontade de assistir.

Da mesma forma que o que comemos afeta o funcionamento do nosso corpo, assim também é para o que alimentamos nossa alma através de livros, filmes e musicas. Se você tem ouvido e visto de tudo que está por aí, talvez seja hora de você se separar por um tempo, para que você possa realmente avaliar o que você tem feito/visto que não deve realmente, porque está te machucando por dentro.

Nós podemos passar o dia falando que isso ou aquilo é ruim, mas até que a pessoa seja realmente convencida pelo Espírito Santo e tome uma atitude a respeito, não haverá mudanças verdadeiras e permanentes.

Se você por um tempo orou bastante e teve uma vida bem próxima de Deus, mas por diversos motivos se afastou, e hoje tem feito muitas coisas que não considerava legal antes, separe-se por um tempo, busque mais a Deus, deixe de lado um pouco os outros entretenimentos.

Vamos dar uma olhadinha em tudo que Paulo disse antes de chegar ao versículo que colocamos no início deste post:

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.
E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
¶ Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.
Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.


Mas Paulo não para por aí. As coisas que fazemos não afetam somente a nós, mas as pessoas ao nosso redor. E nós, como seguidores de Cristo, precisamos também nos preocupar se o que estamos fazendo não é causa de tropeço para o irmão ao nosso lado.

E essa foi a mensagem que Jesus quis passar para nós quando veio aqui para terra. Amar ao próximo como a si mesmo.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças?
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.


Então, eu não estou aqui para te dar uma lista de coisas boas e ruins, nem te dizer para parar de ver televisão, ouvir musicas e ler livros, mas estou aqui para te encorajar a passar um tempo com Deus e deixar que o Espírito Santo te mostre o que na SUA vida você deve parar ou não de fazer, ok?

Assim iremos amar a nós mesmos e poderemos então amar e ser exemplo ao nosso próximo. O que me afeta, pode não ser o que te afeta... E por aí vai! E não é porque algo não me afeta que devo te julgar porque te afeta, entende? Todos temos áreas de dificuldade, de erro e tropeço, mas mesmo assim somos chamados a AMAR ao próximo.

Que você tenha um ótimo dia! =)


Música - Me ajude a melhorar





Programa Consultório de Família

A Influência de Hollywood na Família - 01/09/2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!