sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

50 Tons de Cinza, Preto ou Branco?

Oi Galera,

Eu tinha preparado um vídeo para postar hoje, falando brevemente sobre a pessoa certa. Infelizmente o vídeo deu um problema e não pude postá-lo. Mas vou gravar de novo. Como o estudo sobre o livro Amor & Guerra vai dar um pouco mais de trabalho, vou gravar alguns vídeos curtos sobre relacionamento entre um e outro, ok?


Algo tem me incomodado muito hoje... Quando estava na academia, todos os canais de TV só falavam da estreia do filme 50 Tons de Cinza, e como o mercado de produtos para adultos cresceram 7,5% por causa do filme. Muitas pessoas estão procurando algemas, chicotes e não sei mais o que por aí.


Eu já comentei com vocês nos estudos do Aprendendo com Deus sobre Relacionamentos sobre os perigos escondidos neste material, tanto livro como filme. Eu até comprei um livro que não mencionei para vocês ainda que se chama, Desvendando os Tons: Erótica, Intimidade e os Desejos do Coração de uma Mulher (Pulling Back de Shades: Erotica, Intimacy and the Longings of a Woman's Heart). Este livro foi escrito pela mesma autora do livro Sem Mais Dores e Cabeça, a Dr. Juli Slattery, com a ajuda de Dannah Gresh.

Eu ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas assim que for possível irei compartilhar as valiosas informações contidas nele.


Por enquanto, todo esse divulgação do filme 50 Tons de Cinza tem feito meu coração doer. Doer pelas pessoas que serão machucadas física, emocionalmente e espiritualmente com este conteúdo. E quantas vidas destruídas. A autora do livro Amor & Guerra compartilhou o link para o texto abaixo, para ajudar aos pais e jovens a entenderem o perigo por trás de tantos tons de cinza.

Eu traduzi o texto e estou colocando abaixo para vocês, espero ajudá-lo a tomar a decisão de não se aproximar deste material.


Texto de: Miriam Grossman, médica com treinamento em pediatria e especializada em psiquiatria para criança, adolescente e adulto. Ela também é autora dos livros ‘Unprotected’ e ‘O QUE você está ensinando meu filho?’ Miriamgrossmanmd.com


11 de fevereiro de 2015.

Não existe nada cinza sobre o filme 50 Tons de Cinza. Somente preto.

Deixe-me explicar.

Eu ajudo pessoas que estão quebradas por dentro. Diferente dos outros médicos que precisam de Raios-X e exames de sangue para determinar porque alguém está com dor, as dores e machucados que me interessam são as que estão escondidas. Eu faço perguntas, e ouço cuidadosamente as respostas. É assim que descubro porque a pessoa que está na minha frente está “sangrando”.

Anos escutando cuidadosamente me ensinaram muito. Uma coisa que aprendi é que pessoas jovens são muito confusas com relação ao amor – como encontra-lo e como mantê-lo. Elas fazem escolhas ruins e acabam sofrendo muita dor.

Eu não quero que você sofra como as pessoas que vi em meu escritório, e por isso estou te alertando sobre o filme chamado 50 Tons de Cinza. Mesmo se você não assistir o filme, a mensagem toxica dele está sorrateiramente entrando em nossa cultura, e pode plantar ideias muito perigosas na sua cabeça.

50 Tons de Cinza está estreando nos Estados Unidos no dia dos namorados, então você irá pensar que o filme é romântico, mas não caia nessa [Aí no Brasil é feriado de Carnaval, então muita gente pode ver o filme e se impolgar... no mal sentido] . O filme é na verdade sobre um relacionamento doentio e perigoso cheio de abuso físico e emocional. Parece glamoroso , porque os atores são muito bonitos, eles tem carros e aviões muito caros e a Beyonce está cantando. Você pode concluir que Christian e Ana são legais, e que o relacionamento deles é aceitável.

Não se permita ser manipulado! As pessoas por trás deste filme só querem dinheiro; eles não se preocupam com você ou seus sonhos.

Abuso não é glamoroso e nem legal. Abuso nunca é aceitável, sob qualquer circunstancia.
É isso que você precisa saber sobre 50 Tons de Cinza, quando criança o personagem Christian Grey foi terrivelmente negligenciado. Ele é confuso em relação ao amor porque ele nunca experimentou o verdadeiro amor. Na cabeça dele amor é algo que envolve sentimentos ruins como a dor e a vergonha. O Christian sente prazer em machucar mulheres de formas bizarras. A personagem Anastasia é uma menina imatura que se apaixonada pela beleza e dinheiro do Christian, e estupidamente consente com os desejos dele.

No mundo real essa história acabaria muito mal com Christian na prisão e Ana em um abrigo ou mesmo no necrotério. Ou Christian continuaria batendo em Ana, e ela ficaria sofrendo. De qualquer forma, a vida deles com certeza não seria um conto de fadas. Acredite em mim.

Aqui estão algumas das ideias perigosíssimas promovidas por 50 Tons de Cinza:

1.       Garotas querem homens como Christian que mandem nelas e peguem pesado.
Não! Uma mulher psicologicamente saudável evita a dor. Ela quer se sentir segura, respeitada e cuidada por um homem em que pode confiar. Ela sonha com vestidos de casamento e não com algemas.

2.       Garotos querem garotas como Anastasia que sejam tímidas e inseguras.
 Errado. Um homem psicologicamente saudável quer uma mulher que possa cuidar de si mesma. E se ele sair do prumo ela irá coloca-lo no prumo.

3.       Anastasia exercita do livre arbítrio quando consente em ser machucada, então ninguém pode julgar a ela ou a sua decisão.
Logica equivocada. Claro, Anastasia tem sim o livre arbítrio – e ela escolhe muito mal. Uma decisão auto-destrutiva é uma decisão ruim.

4.       Anastasia toma decisões a respeito de Christian que são cuidadosas e imparciais.
 Duvido muito. Christian constantemente dá a Anastasia álcool, limitando seu poder de fazer escolhas. Anastasia se torna ativa sexualmente com Christian – ele é a primeira experiência dela – logo após conhecê-lo. A neurociência sugere que a intimidade deles pode causar sentimentos de apego e confiança nela, antes mesmo que ele as mereça. O ato sexual é uma experiência poderosa – principalmente a sua primeira vez.
Finalmente, Christian manipula Anastasia em assinar um contrato, proibindo ela de contar para alguém que ele é um abusador.

Álcool, sexo e manipulação – dificilmente serão os ingredientes de uma decisão cuidadosa e imparcial.

5.       O problema emocional de Christian é curado pelo amor de Anastasia.
 Somente em um filme/livro. No mundo real Christian não mudaria em nenhum grau significativo. Se Anastasia estava se sentindo completa em ajudar alguém emocionalmente perturbado, ela deveria ter se tornado uma psiquiatra ou uma assistente social.

6.       É bom experimentar com a sexualidade.
 Talvez para adultos saudáveis e um relacionamento monogâmico, comprometido e longo, ou seja, para adultos casados. De outra forma você estará correndo perigo de DST, gravidez e abuso sexual. É importante e sábio tomar muito cuidado quem você permite que se aproxime de você, fisicamente e emocionalmente porque somente um encontro pode te tirar do caminho e mudar sua vida para sempre.

A conclusão é: as ideias de 50 Tons de Cinza são perigosas e podem levar a muita confusão e decisões ruins relacionadas ao amor. Existem grandes diferenças entre relacionamentos saudáveis e destrutivos, mas o filme embaraça essas diferenças, então você começa a pensar: o que é saudável em um relacionamento? O que é doentio? Existem tantos tons de cinza... Estou confusa.

Ouça, é sua segurança e seu futuro que estão em jogo aqui. Não há espaço para dúvidas: um relacionamento íntimo que envolve violência, consentida ou não, é completamente inaceitável.

É preto ou branco. Não existem tons de cinza aqui. Nem mesmo um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!