sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Café da manhã

Eu nunca fui uma pessoa de tomar café da manhã mesmo quando eu era criança. Eu preferia dormir uns minutinhos a mais e esperar pelo lanche da escola no recreio, do que acordar mais cedo e tomar o tal café da manhã. E vocês? Costumam tomar?

Meu marido sempre fala que para emagrecer é preciso estimular o organismo pela manhã... Então, comecei a tomar café da manhã. Nada luxuoso, nem nada de colocar mesa e sentar. Para mim tem que ser algo prático, saudável e gostoso. Nada de pão francês (apesar de amar pão francês, aqui não tem e não é bom comê-lo com frequência rss!).

A primeira coisa que faço quando acordo de manhã é tomar meu capuccino. Faço uma mistura de nescafé e capuccino de chocolate em pó com o leite. Eu adoro leite, sempre fui acostumada a tomar o famoso leite com nescau durante toda a minha vida. 

Mas isso não é suficiente e não pode ser contado como "café da manhã". 

Aqui nos Estados Unidos o pessoal come muito ovo de café da manhã, ovo mexido, ovo frito, ovo, ovo, ovo!! Eu não sou nem um pouco chegada num ovo! Acho que por ter tentado fazer a famosa dieta da USP muitas vezes na minha adolescência me traumatizou quanto ao ovo.

Nos Estados Unidos a alimentação da maioria das pessoas é muito, MUITO RUIM! Os fast-foods têm comida para todas as refeições do dia, e o detalhe principal é que é muito barato. Com $10 você alimenta uma família de 4 pessoas tranquilamente com os fast-foods. É barato e prático, MAS não é bom para saúde. Os alimentos de fast-food são feitos com ingredientes baratos e muitas vezes tão alterados que não são aconselháveis ao consumo humano.

Então gostaria de compartilhar com vocês, caso também estejam procurando algo novo e saudável para fazer parte do seu café da manhã, o que eu tenho testado e APROVADO!

Como tudo há suas exceções, tem pessoas que não acham saudável banana ou pasta de amendoim, ou mesmo ovo. Então estou passando apenas o que EU acho gostoso e saudável, dentro da minha experiência de vida.


BANANA E PASTA DE AMENDOIM
1 ou 1/2 banana de sua preferência cortada em fatias coberta com um pouco de pasta de amendoim (peanut butter) e mel. Eu às vezes esquento no microondas por uns 15 segundos, só para a pasta de amendoim amolecer um pouco.

A pasta de amendoim que eu compro é NATURAL, ou seja, não tem açúcar ou outros aditivos. Antes de comprar olhe a lista de ingredientes. Ou você pode fazer sua própria pasta de amendoim, você só precisa de amendoins e um mini processador. 

Quando estou com muita vontade de doce, troco o mel por pedacinhos de chocolate meio amargo.

Ás vezes adiciono um pouco de cereal saudável e semente de chia.

OBS.: Sempre olhe a lista de ingredientes dos alimentos que você compra. Muitos deles, inclusive os pães de forma integrais contêm o xarope de milho e suas variações. Não há necessidade alguma para um pão conter este ingrediente, então fique atenta aos ingredientes.


PANQUECA DE BANANA
Essa receita é bem simples. Bata 1 ovo, adicione banana amassada e misture bem. Unte bem de leve uma frigideira antiaderente e coloque a mistura. Eu ainda não consegui fazer ficar na forma de panqueca mesmo, só de tipo ovo mexido. Você pode adicionar um pouco de canela, e mel por cima depois de pronto. Fica uma delícia, eu me surpreendi com o sabor e textura!


CREPIOCA 
Bata 1 ovo, adicione uma colher de sopa de farinha de tapioca, ou polvilho doce/azedo, 1 colher de achocolatado em pó sem açúcar. Unte de leve a frigideira antiaderente e coloque a mistura. Assim que ela começar a ficar mais firme embaixo adicione uma banana amassada a metade da "tapioca". Dobre a outra metade por cima, deixe terminar de cozinhar tudo, vire tudo e cozinhe um pouco do outro lado, e está pronto!

Até pegar prática pode ser que fiquei meio feinha como a minha, mas com o tempo vai melhorado a aparência.



E é isso gente! Se vocês tiverem outras dicas de café da manhã saudável, gostoso e prática manda aqui por favor! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!