domingo, 16 de março de 2014

Força na Fraqueza

"Muitas pessoas existiram, mas jamais viveram. Muitas pessoas existem sem nunca terem vivido."


O mundo de hoje nos diz que temos que ser fortes. Fortes para aguentar a carga diária de nossa rotina. Fortes para aguentar os relacionamentos complicados, o trabalho excessivo, a família, a organização da casa, etc. Eu passei muito tempo da minha vida 'sendo forte'. Internalizando todos os problemas, medos, frustrações, sonhos, vontades, ambições, etc. E isto me gerou uma carga enorme interna, praticamente impossível de suportar e carregar.

Na sociedade de hoje mulheres tem que ser fortes, 'aguentar o tranco', cuidar de tudo ao mesmo tempo e agora. Os homens tem que ser fortes, não podem ser vulneráveis, não podem ter fraquezas. Viramos todos burros de cargas, passando nossa vida somente para carregar os fardos.

Mas, descobri recentemente que na verdade, não preciso ser forte, não preciso aguentar firme. Não! Sabe porque? Porque quando abandono minha força, meu fardo aos pés de Jesus, então me torno forte, porque a força Dele opera na minha fraqueza. Não preciso mais carregar o peso do mundo nos ombros.

Porque quando estou fraco então sou forte. - 2 Coríntios 12:10

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Mateus 11:28-30

Descobrir esta nova forma de viver tem sido revolucionária na minha vida. Eu passei muitos anos da minha vida apenas existindo, vivendo através da televisão, sonhando em silêncio, aguentando firme, segurando as pontas. Não quero mais viver assim, NÃO PRECISO MAIS VIVER ASSIM! 

Tenho aprendido a colocar minhas fraquezas, dúvidas, necessidades aos pés de Jesus e deixar que Ele tome a frente da minha vida. Tenho aprendido a expor meus medos e fraquezas para o meu marido e desfrutar de novos graus de intimidade com ele. Quanto mais me coloco vulnerável, mais consigo VER o mundo ao meu redor, ver a necessidade ao meu redor e me dispor, simplesmente me dispor...

"Uma mulher não se entrega a um homem porque é fraca, ela se entrega porque encontrou um lugar seguro onde pode colocar seus sonhos, emprestar sua força e ter suas vulnerabilidades protegidas." Lisa Bevere

Tenho lido e estudado o Antigo Testamento e tenho aprendido muito sobre Deus. Existem vários episódios que poderíamos ver aqui sobre a fidelidade de Deus, mas vamos olhar apenas um, um episódio que talvez você já tenha lido, mas nem se lembra.

Vamos ver um pedacinho da história do rei Ezequias. Depois da morte de Salomão vieram muitos reis, uns que seguiram ao Senhor e muitos que não seguiram ao Senhor mas sim outros deuses. Então vinham reis que não queriam seguir ao Senhor, e construíam altares pagãos, roubavam peças da Casa do Senhor e as corrompiam com seus deuses. Depois vinha um rei que queria seguir ao Senhor, reconstruía o templo, animava e guiava o povo nos caminhos do Senhor, e assim aconteceu durante os vários anos.

1 Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias.
2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo quanto fizera Davi, seu pai.

6 Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do Senhor, e lhe deram as costas. Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o Senhor Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.

35 E houve também holocaustos em abundância, com a gordura das ofertas pacíficas, e com as ofertas de libação para os holocaustos. Assim se restabeleceu o ministério da casa do Senhor.
36 E Ezequias, e todo o povo se alegraram, por causa daquilo que Deus tinha preparado para o povo; porque apressuradamente se fez esta obra.
2 Crônicas 29:1, 2, 6, 10, 35 e 36

Então o rei Ezequias restituiu tudo referente a Casa do Senhor e a lei que Deus deu a Moisés e o Senhor pode abençoa-los novamente. Porque seus corações se voltaram ao Senhor.

E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o Senhor seu Deus.
E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou.

2 Crônicas 31:20-21

Então... O rei da Assíria veio e acampou em volta de algumas cidades de Judá para se apoderar delas. O rei Ezequias tomou algumas providencias a respeito, para proteger as cidades. Vamos ver como foi a atitude dele em 2 Crônicas capítulo 32:

E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo:
Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.
Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.

2 Crônicas 32:6-8

O povo descansou... O povo pôde descansar porque se colocaram na segurança dos braços de Deus e não na sua própria força. Os assírios eram maior em número o que era intimidador. Muitas vezes quando vejo esses filmes épicos, de guerras, penso no povo de Deus. Imagina você com mais uns 300 homens na frente de um exército enorme (de 100 mil homens) que está vindo para te destruir. Não é intimidador?

E não é isso que acontece conosco às vezes? Ondas se levantam contra nossa vida, para nos destruir, destruir nossa paz, nossa força, nossa vida. É como se estivessemos sozinhos na frente de um grande exército. O inimigo, as circunstâncias são intimidadoras, opressoras.



9 Depois disto Senaqueribe, rei da Assíria, enviou os seus servos a Jerusalém a Ezequias, rei de Judá, e a todo o Judá que estava em Jerusalém, dizendo:
10 Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que confiais vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém?
11 Porventura não vos incita Ezequias, para morrerdes à fome e à sede, dizendo: O Senhor nosso Deus nos livrará das mãos do rei da Assíria?
12 Não é Ezequias o mesmo que tirou os seus altos e os seus altares, e falou a Judá e a Jerusalém, dizendo: Diante de um único altar vos prostrareis, e sobre ele queimareis incenso?
13 Não sabeis vós o que eu e meus pais fizemos a todos os povos das terras? Porventura puderam de qualquer maneira os deuses das nações daquelas terras livrar o seu país da minha mão?
14 Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, o que pôde livrar o seu povo da minha mão, para que vosso Deus vos possa livrar da minha mão?
15 Agora, pois, não vos engane Ezequias, nem vos incite assim, nem lhe deis crédito; porque nenhum deus de nação alguma, nem de reino algum, pôde livrar o seu povo da minha mão, nem da mão de meus pais; quanto menos vos poderá livrar o vosso Deus da minha mão?
16 Também seus servos falaram ainda mais contra o Senhor Deus, e contra Ezequias, o seu servo.
17 Escreveu também cartas, para blasfemar do Senhor Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão.
18 E clamaram em alta voz em judaico contra o povo de Jerusalém, que estava em cima do muro, para os atemorizar e os perturbar, para que tomassem a cidade.

O inimigo veio intimidar ainda mais, porque viu que o número deles não estava afetando a confiança do povo. Então vieram com outra tática. Quantas vezes pensamentos se levantam: 'Não sou nada. Não vou conseguir. Não sou ninguém.' - para nos entristecer, nos colocar olhando para o chão. Para perdermos nosso foco.



Mas vamos continuar nossa história e ver se realmente vale a pena nos colocarmos aos pés de Jesus. Se vale a pena colocar nossas fraquezas Nele, para que Ele seja nossa força.

20 Porém o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amós, oraram contra isso, e clamaram ao céu.
21 Então o Senhor enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitàes no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada.
22 Assim livrou o Senhor a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou.

UAUUU!!!! Simples assim! Podemos ver a fidelidade de Deus para com o povo de Israel em todo o antigo testamento. Muitas vezes eles faziam tantas coisas contra Deus, e o cerco apertava, então se voltavam ao Senhor, oravam e clamavam. E o Senhor se levantava em benefício deles.

Se realmente nos colocarmos na presença do Senhor, em oração, não há nada que Deus não fará para nos livrar de qualquer situação.

Eu gostaria de dividir um testemunho lindo com você da fidelidade de Deus.

Caleb e eu fomos para Las Vegas essa semana e eu pude conhecer um casal amigo dele. Oz, o marido é da banda Stryper (banda cristã que fez muito sucesso nos anos 80) e sua esposa Annie (ex-prostituta). A Annie hoje tem um ministério e trabalho voltado à recuperação de prostitutas. Nós que não estamos familiarizados com esse mundo, nem sabemos o que realmente é estar neste tipo de prisão. Nós fomos conhecer a casa nova que o Senhor proveu para o ministério, que pode comportar até 10 mulheres. O trabalho que ela faz é muito especial e baseado nos ensinos da Joyce Meyer e também em sua experiência pessoal. Se você quiser saber mais sobre o ministério acesse o site: www.hookersforjesus.net


Estou colocando o vídeo abaixo com o testemunho dela, está legendando em português. Vale muito a pena assistir.


Eu não sei pelo que você tem passado, ou o que tem vivido. A questão é que não importa quantas vezes caímos ou erramos Deus SEMPRE nos recebe de volta. SEMPRE! Você só precisa buscá-Lo e Ele se fará ser encontrado.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9

5 comentários:

  1. Glória a Deus!!! Que testemunho lindo! Adorei o novo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né Sandra!? Muito forte, coisas que só Jesus pode fazer! =) bjs

      Excluir
  2. Glória à Deus que o Senhor é nossa força e fortaleza, socorro bem presente em quem podemos nos entregar sempre mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fabiana! Quanto mais experimentamos melhor fica! =)

      Excluir

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!