sábado, 1 de março de 2014

Desafio Bebida Verde ou 'Green Smoothie'

A tal da bebida verde é algo que está por aí já faz bastante tempo. Eu já tinha ouvido falar, mas nunca procurei saber o que era, ou como fazer.

Quando me casei com o Caleb, um ano antes eu sofri um rompimento de um, digamos 'noivado', e com isso emagreci muito, praticamente não comia mais. Depois que casei com Caleb, tive que me adaptar a vida em outro país, outras comidas e outra rotina. Estávamos tão felizes de estarmos juntos que acabamos 'celebrando' demais se é que me entendem? rs

Com isso acabei dando uma engordada e descobri que meu colesterol não estava nada saudável para a minha idade. Além disso, eu era viciada em refrigerante, mais especificamente, coca-cola light.

Foi engraçado quando Caleb e eu nos reencontramos, estávamos em um restaurante, e uma das primeiras coisas que ele me falou foi que não deveria ter pedido a coca, muito menos light. Na época achei um absurdo e não me imaginava sem a tal da coca.

Enfim, desde o começo do ano passado iniciei minha saga em ser mais saudável (e perder os quilinhos extras). Com muito esforço rompi meu vício com os refrigerantes. Antes tomava pelo menos 4 vezes por semana. Agora tomo uma vez por mês e olhe lá preferindo uma Sprite (infelizmente aqui não tem Guaraná). Ao invés do refri, dei lugar a água, chás e sucos.

Como tudo na vida, mudar de hábitos não é nada fácil, muito menos prazeroso, ainda mais quando envolve romper com desejos, vontades e vícios. 

Algo que descobri esse ano foi a tal da bebida verde. A princípio achei que seria muito nojento, pela aparência e pelos ingredientes, imaginei, 'Se não colocar um monte de açúcar vai ficar horrível, e eu não gosto de bebida com pedacinhos...'

Mas um site estava fazendo um desafio e contando sobre os infinitos benefícios da tal bebida, e eu resolvi tentar!

Se você não gosta muito de frutas, legumes e verduras, essa é uma forma deliciosa de usufruir de seus benefícios sem ter que aturar o gosto o textura dos mesmos.

Então que tal um desafio?? Eu te dou as dicas e você tenta beber 1 copo de bebida verde por dia, por 1 semana, e então vamos ver se você vai gostar dos benefícios. Além de estar ingerindo mais vitaminas e minerais em sua dieta, seu intestino irá funcionar melhor eliminando o que não te faz bem. Consequentemente sua pele e cabelos irão ficar mais bonitos!

VAMOS LÁ??!!

Se eu consegui, você também consegue!! Eu já há algum tempo, tenho experimentado comidas novas e diferentes formas de preparo para que eu consiga ingerir o maior número possível de legumes, frutas e verduras todos os dias.

Para quem me conhece sabe que isso é UM GRANDE progresso, pois minha dieta consistia de lanches, batata frita, tortas e saladinha...

Hoje em dia como a maioria dos legumes e verduras, além de muitas frutas que jamais imaginei!


DICAS

1) Você vai precisar de um liquidificador, couve, frutas variadas e um liquido.


Leite de Amedoas (Silk), Espinafre (Americano), Mirtilo, Banana Congelada e Peanut Butter Natural

2) Tanto a couve quanto as frutas podem ser congeladas. Muitas vezes compramos frutas e elas amadurecem rápido e acabamos não comendo ou jogando fora. Para prevenir isso, quando você perceber que a fruta está ficando madura e você não terá tempo ou oportunidade de comer. Corte em pedaços e coloque em um saco plástico para alimentos e congele. O mesmo vale para a couve. Você pode comprar em grande quantidade quando estiver com preço bom, lavar, secar, cortar e congelar.

3) Quanto ao liquido é recomendável usar: água de coco, metade água metade iogurte, sucos sem açúcar, leite de amêndoas, leite de soja, etc...
Passo 1: Leite de Amendoas e Couve

4) Para as frutas vai da sua imaginação, lembrando que você deve se aventurar em usar frutas que não comeria normalmente, pois quando fica tudo misturado, o gosto não ficará ressaltado. É sempre bom usar uma fruta que seja mais doce, para que seja o 'adoçante' natural da bebida. No caso, banana ou maçã. Eu sempre uso banana, pois acho que dá uma textura legal. 
Passo 2: Banana Congelada + Mirtilo Congelado

5) Sempre use uma das frutas congelada (lembra da dica 2?) assim você não precisa usar gelo e aguar a bebida. A fruta congelada irá deixar a bebida geladinha!

6) Para bater os ingredientes no liquidificador precisa de paciência! Sempre bata o liquido com a couve primeiro. Depois que estiver bem batido, adicione 1 fruta de cada vez, batendo bem entre as adições. Isso irá evitar pedacinhos na bebida. Então você NÃO vai precisar coar.


Last but not least: Adiciona a Peanut Butter

7) Você também pode incrementar adicionando cacau em pó (sem açúcar), pasta de amendoim (peanut butter), canela, semente de chia, gengibre.

Confira o vídeo do resultado! Sem pedacinhos!






ALGUMAS RECEITAS

A) 1 copo de leite de amêndoas com coco (sem açúcar), 1/2 banana, 2 fatias de abacaxi e um punhado de couve. Se você não achar este leite por aí, pode usar água de coco no lugar.

B) 1/2 copo de água, 1/2 copo de iogurte natural desnatado, banana, morango e couve.

C) 1/2 copo de água, 1/2 copo de iogurte natural desnatado, banana, mirtilo e couve. Às vezes adiciono peanut butter neste e fica uma delícia!!!!

D) Leite de Amendoas, maçã, banana, couve e gengibre. O gengibre dá um sabor super refrescante e especial!

As combinações são infinitas e vai muito do gosto, então você vai ter que experimentar e ver o que fica melhor para o seu paladar.


BENEFICIOS

Frutas:



Couve:  serve para fortalecer os ossos, regular o intestino, combater o reumatismo e a fibromialgia, e outras doenças como úlcera no estômago, anemia, vermes, asma, bronquite e problemas do fígado. É baixa em calorias e dá grande sensação de saciedade.

Gengibre:  é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e bastante utilizado tanto na culinária quanto na medicina. Mas, além de favorecer os sistemas digestivo, respiratório e circulatório, combatendo gripes e resfriados, o gengibre também possui ação termogênica, contribuindo para o emagrecimento.

Iogurte: melhora o funcionamento do intestino combatendo as bactérias presentes no nosso intestino e promovendo a limpeza do local, ajuda no combate à osteoporose, ajuda na absorção de nutrientes no nosso organismo, diminuição de gases, fermentação, inflamações, infecções intestinais e flatulências;

Água de Coco: ajuda no funcionamento do intestino, facilita a digestão, controla os níveis de glicemia no sangue, favorece as funções renais e a circulação sanguinea reduz a pressão arterial e risco de doenças cardíacas, protege contra vários tipos de câncer, fortalece o sistema imunológico.

Semente de Chia: 
previne e controla diabetes, previne doenças cardiovasculares, regula o colesterol, tem efeito desintoxicante, fonte de cálcio, protege o cérebro, fortalece a imunidade, fonte de ferro.


Espero ter animado você a tentar também! Lembrando sempre que mais importante do que estar gordinha ou magrinha é: estar saudável!!



Atualização: Atenção! A couve não deve ser ingerida diariamente, ela contêm uma propriedade que pode causar alteração hormonal. Por favor, pesquisem sobre isso para não serem prejudicadas.

Um comentário:

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!