quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Comentários do Livro Sorteado!

Hoje vamos ler os comentários da ganhadora do sorteio do livro. A Sandra já leu o livro e escreveu o que ela aprendeu com a leitura, o que vai aplicar e mudar. O que mais gostei dos comentários da Sandra, foi como ela leu o livro procurando realmente aprender e absorver as coisas novas e as que precisava aprender. O legal de ler é realmente aprender e aplicar.

Se você também ler algum dos livros indicados pelo blog e quiser mandar seus comentários e pontos que te chamaram atenção, por favor, me mande um e-mail.


A mulher dos sonhos do seu marido - Sharon Jaynes

Terminei minha leitura do livro. Gostei muito de lê-lo. Abriu os meus olhos pra muitas coisas que antes passavam despercebidas por mim. O livro é indicado para mulheres que já estão casadas, o que não é o meu caso ainda, por isso eu não li a última parte, (parte 7). Mas a leitura valeu demais! Eu já estou buscando aplicar o que aprendi no livro e tenho certeza que vou colher os resultados.

Alguns trechos do livro me chamaram muita atenção: a parte 2 do livro, que tem o título “Ela o respeita”, e a parte 3 do livro, que tem o título “Ela o Adora”.

Eu não imaginava que fosse algo tão importante assim para o homem ser respeitado e reconhecido pelo grande papel que desempenha como líder do lar.

O que aprendi neste livro são coisas que pretendo gravar no meu coração durante toda minha caminhada a dois. A Autora do livro transcreveu algumas frases ditas por alguns maridos a respeito das suas esposas, de como elas são e como eles gostariam que elas fossem. A frase que me chamou grande atenção foi a seguinte:

“Meu maior problema é ter de lembrar minha esposa de que o papel dela é confiar na direção de Deus em minha vida e não me considerar um inimigo. Gostaria que ela me respeitasse como chefe espiritual da casa, embora ela imagine ser mais qualificada que eu para liderar. Deus é soberano, apesar de meus erros. As decisões que tomo em nosso favor não pegam Deus de surpresa.” (pág. 52)

Essa frase foi uma libertação. Aprendi que devo sempre buscar em Deus a direção para nossas vidas (minha e do meu futuro marido) pois Deus vai guiar o meu marido que é o líder do lar. E com isso não tenho que temer se ele vai dirigir bem ou não o lar, pois é Deus quem está guiando-o. E se acaso ele errar – pois todo ser humano é falho – eu não tenho que temer pois Deus já sabia disso e até nessa hora o cuidado Dele é constante. Afinal Deus não é pego de surpresa! Essa frase é libertadora. Ela me liberta do medo e da ansiedade de viver uma vida onde EU não esteja no controle e ponha minha dependência inteira em Deus!
Outro ensinamento que pra mim é uma grande novidade está na parte 3 do livro que recebeu o título de “Ela o Adora”.

À primeira vista parece que vai falar de adoração do tipo idolatrar a pessoa ou tê-la como Deus. Mas não é nada disso. O que entendi sobre o assunto foi que para o homem o apoio da mulher é algo essencial, muito importante. É importante para o homem que a mulher diga que ele é um bom marido um bom pai, que ele cuida muito bem do lar, que ela o admira pelo trabalho dele. E não basta apenas dizer com palavras, mas, ela deve demonstrar com atitudes. Isso é mais importante do que eu pensava. Entendi que para o homem, ser a principal coluna do lar não é algo fácil. Inclusive é uma preocupação que possui desde muito jovem ainda. Quando um homem não consegue de alguma forma suprir sua família seja financeiramente, espiritualmente ou emocionalmente há uma frustração muito grande nele, pois esse era o papel que lhe incumbia.

No entanto o homem não está sozinho nessa jornada. Para que ele tenha sucesso no seu chamado, pois Deus o chamou para isso, ele tem uma auxiliadora que é a sua esposa. Ela tem a função de orar pelo marido pois muitas lutas virão para tentar pará-lo e, a esposa, como ajudadora fiel, entrará em oração pelo marido.

Vejo que entre todos da casa o único que recebeu a função de ser o líder foi o homem. Desta maneira, numa casa onde moram duas, três ou dez pessoas, apenas uma recebeu a função de ser “a cabeça” do lar: o homem. Ele tem a função de ser um bom marido, amando e cuidado da esposa – o vaso frágil. Depois tem a função de ser um bom pai, cuidando e ensinando os filhos a andar nos caminhos de Deus. E ainda tem que suprir a todos eles materialmente e espiritualmente! É uma responsabilidade bem grande pra uma só pessoa! Mas, ele não está sozinho, pois tem ao lado dele uma esposa madura, serva de Deus, que roga a Deus em suas orações pela vitória do marido no cumprimento de todas as suas funções. E nem ele e nem a esposa estão sozinhos, pois eles tem a Jesus que já venceu todas as lutas na cruz e trará a vitória na vida familiar.

O livro fala ainda do “Casamento dos três  As: Adoração, admiração e apreciação”. Eu não sabia que isso era tão importante, mas entendi que é isso que dá força o homem.
A bíblia fala que o mundo jaz no maligno. Já basta ao homem viver fora de casa as tribulações deste mundo durante o seu trabalho, seu esforço para sustentar a família. Ele precisa, ao chegar em casa, ser recebido por uma esposa que o adora, o admira e o aprecia pelo grande esforço que ele está fazendo! Uau. Eu oro a Deus para que eu nunca me esqueça disso. Pois eu vivo na cultura do “eu primeiro”. Todos nós vivemos nessa cultura. Na cultura do ter isso, ter aquilo e tenho que ter cuidado para não esquecer o que é servir.

E por último outro ponto que chamou bastante atenção foi que existe uma grande dificuldade de relacionamento entre os parentes da esposa e o marido e vice-versa. O livro conta que muitas esposas, apesar de já morarem em casas separadas dos seus pais ainda não deixaram a cobertura deles.

Entendi que quando uma jovem se casa ela está deixando para trás a cobertura de seus pais para receber a cobertura de seu marido. A instituição casamento foi criada por Deus e quando a bíblia diz “deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois uma só carne” significa que é algo bom, pois, foi Deus quem criou.

Entendi que muitos cônjuges levam para seus parentes os problemas que passam com o outro cônjuge. Entendi que essa atitude pode enfraquecer o relacionamento do casal. Pelo que li no livro quando algo assim acontece muitos homens se sentem menosprezados e diminuídos pois o orgulho deles foi ferido. Não que  a pessoa não possa ter alguém com quem possa confidenciar suas dificuldades. O problema é quando trazem a família para o relacionamento a dois. Diante disso guardarei esses ensinamentos no meu coração para não cometer os mesmos erros né?

Tem muitas outras coisas que gostaria de comentar, mas são tantas que certamente daria outro livro. Mas no geral esses foram os pontos que mais me chamaram atenção.
Adorei ser a ganhadora do sorteio. Foi um presente de Deus pra mim. Vou guardar esse livro para sempre voltar a lê-lo e talvez montar uma mini biblioteca na minha casa, pois ler testemunhos e ensinamentos inspirados pela prática da Palavra são um socorro durante a jornada que se chama Vida.

Sandra Rodrigues



Obrigada você Sandra, por ter nos enviado este texto!

Espero que os comentários da Sandra animem você a adquirir o livro e começar hoje mesmo a caminhada para entender melhor as necessidades de seu marido e a importância de seu papel no lar! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!