quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Um Romance Verdadeiro



Tenho refletido muito sobre relacionamentos em geral nos últimos tempos, e percebido como minha perspectiva tem mudado ao longo dos anos.

Na infância eu aprendi a me desapegar das coisas e pessoas, porque me doía muito não ter sempre as pessoas que gostava por perto. Era tão triste depois das férias de verão, por exemplo, dizer adeus aos meus primos. Então com o tempo, eu fui endurecendo meu coração e o treinando a não se importar. Isso, logicamente acabou criando uma barreira entre eu e as pessoas ao me redor.

Essa barreira nos impede de ter verdadeiros relacionamentos com as pessoas e aproveitar o melhor que os relacionamentos trazem para nossa vida. Bons relacionamentos são extremamente importantes para nossa saúde tanto física como mental. Nós não fomos feitos para vivermos sozinhos... Bem no inicio, quando Deus criou a terra, os animais, tudo o que Ele criava Ele dizia, "e viu Deus que era bom." Gênesis 1:10

Porém, depois que Deus criou o homem, Ele disse:
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18

Deus viu que para o homem não era bom ficar só, ele precisava de COMPANHIA, AMIZADE, INTIMIDADE, RELACIONAMENTO.

Deus nos dá bastante instrução na Palavra sobre nossas amizades, casamento e relacionamentos, como:

O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial. Prov. 27:9

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Prov. 17:17

Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo. Prov. 27:17

E neste último versículo, Deus nos diz algo muito importante sobre bons relacionamentos: eles nos fazem crescer como pessoas. Os verdadeiros amigos, nos corrigem, nos dizem a verdade, porque o amor verdadeiro não é passivo, o amor corrige em amor.

Relacionamentos são difíceis, pois envolvem comprometimento, compreensão, ação, sabedoria, etc... Saber ouvir e falar as coisas difíceis nas horas difíceis. Saber ouvir, saber esperar, compreender e respeitar ao próximo.

Quando criamos barreiras em nossos corações, impedimos a nós mesmos de experimentar tudo isso. Claro que amigos vão nos decepcionar, não estamos imunes. O que precisamos entender, é que deixando nosso coração aberto aos relacionamentos, poderemos experimentar todas as alegrias que ele traz, e aprender com isso, e crescer como pessoas. Porque isso vai exigir tudo que temos e somos.

O inimigo vai vir, e vai querer causar divisão, fofoca, intrigas, brigas. E é neste momento que temos que estar com nossas antenas ligadas para não levar nada disso para o lado pessoal, mas sim orar e buscar a sabedoria de Deus para lidar com cada situação.

E quando nós formos machucados, por aqueles que deixamos entrar no intimo de nosso coração, sabemos que temos um Deus, que pode entrar lá dentro e curar esse machucado por completo, e trazer restauração para nossa vida a ponto de podermos ajudar aqueles que nos machucaram.

Estou cada dia mais feliz, é uma felicidade imensa que sinto nos verdadeiros relacionamentos que tenho estabelecido nos últimos anos. De sobreviver aos bons tempos e aos difíceis, e perseverar na amizade. É uma alegria que não tem igual, de ver esses relacionamentos florescerem e sobreviverem ao teste do tempo e das turbulências.

Hoje é dia dos namorados nos Estados Unidos, mas não, nós não vamos fazer nada de especial, porque estamos aprendendo a celebrarmos um ao outro, todos os dias. Estamos aprendendo a vencer todos os empecilhos que vem entre nós, desde as mínimas coisas até as coisas grandes e complicadas. (nada contra quem celebra, estou apenas fazendo uma reflexão)

Nós não temos garantia de um amanhã, então vamos celebrar todos os dias as pessoas que amamos e dizer e demonstrar isso a elas. Não espere pela próxima data para comemorar quem você ama, comemore hoje, e todos os dias e não permita que nada entre no meio de vocês.


O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. Rom 13:1

Vou encerrar este post com esse trecho do livro que estou lendo que se chama: Amor e Guerra - Descobrindo o casamento que você sempre sonhou, com John e Stasi Eldredge.

Eu me encontro com medo da chegada do Dia dos Namorados. Será que consigo fazer isso? Será que ela ficará feliz? E agora temos uma cultura louca devido ao upgrade de todas as coisas. Um jantar e um cartão costumavam ser algo fantástico. Porém, hoje em dia soa muito blasé, como se você nem tivesse se dado ao cuidado de pensar a respeito o suficiente. Que chatice. Agora temos que fazer um dia inteiro de coisas diferentes – flores pela manhã, ligar para ela e cantar pelo telefone, escrever um poema num cartão, um jantar (sim, um jantar, mas não no mesmo lugar do ano passado), e depois algo romântico como andar de balão de ar, ou dirigir um carro conversível.  Nós estamos exagerando demais este dia. Toda diversão acabou sendo tirada deste dia.

E na verdade, as mulheres sentem a pressão também – a pressão para estar linda, para terem os melhores brincos que combinem com o vestido, o cabelo perfeito – alcançar o look “sexy” sem acabar ficando exagerado demais. (Edith Head disse que uma mulher deve vestir um vestido justo suficiente para mostrar que você é uma mulher, mas solto o suficiente para mostrar que é uma dama).  A mulher se sente pressionada a ter as conversas certas, a não pedir muita comida, apenas uma saladinha, que ela provavelmente não comerá toda. E elas sentem a pressão sexual também – de oferecer sexo, porque é Dia dos Namorados, ou porque elas querem conquistar seu homem. (Você já notou os bebes de Novembro? Conte 9 meses para trás). Eu conheço uma família onde todas as crianças nasceram em Novembro.  Este era um dos poucos dias em que o casal tinha relação sexual no ano.

Um romance real não funciona assim.

O romance acontece não porque nós ligamos nossa atenção a ele, mas porque estamos focados em outras coisas, como: um dia de outono bonito, uma conversa espontânea durante uma caminhada. Ou talvez, uma noite em que encontramos por acaso um lindo ‘restaurantinho’ e tudo se torna maravilhoso. Ou ainda, quando estamos simplesmente assistindo um filme de pijama, mas isso move nossos corações profundamente e depois temos uma conversa tão intima que nos faz querer arrancar a roupa um do outro.

O romance exige corações livres.

Pressão, por outro lado, mata tudo em que toca.


 **************************************

perdoar CONSTANTEMENTE, e amar INFINITAMENTE.






7 comentários:

  1. Nossa parece minha historia...Quero tbm ser livre...vou chegar lá, sei q o Senhor te ajudou e Ele tbm me ajudará...Meu grande e maravilhoso PAI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Fabiana! Deus é fiel e Ele cumpre todas as suas promessas para nós, quando nos posicionamos! Bjs =)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, o livro infelizmente ainda não tem em português, mas o titulo em inglês é: Love and War - Finding the marriage you've dreamed of de John and Stasi Eldredge

      Talvez vc ache no site da Amazon, para entregar no Brasil. =)

      Excluir

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!